terça-feira, 11 de março de 2014

Os temores de Putin

Há grande incompreensão sobre as ações russas na Crimeia. A própria imprensa não consegue explicar as razões de Putin ter invadido o território. Por mais que o presidente russo tenha criado a justificativa bacana de proteção aos interesses de seus cidadãos na Ucrânia, esta não é a verdade. E este impasse retórico cria a principal dificuldade de um acordo. Para que fique claro, no entanto, não é um problema específico da imprensa, mas dos líderes envolvidos. Eles sabem quais os reais motivos, mas, por alguma razão, ainda preferem mantê-los em segredo. 

O kremlin está agarrado à Crimeia devido ao conceito que rege a política externa do país de que as alianças com os ex-membros da União Soviética são fundamentais para proteger a Rússia fisicamente. Escrevi sobre isso na semana passada. Li um artigo na revista alemã Der Spiegel que questiona as razões de Putin. E as perguntas são brilhantes:

“O que Vladimir Putin quer? Ele quer anexar a Crimeia ou até mesmo o leste da Ucrânia ou talvez controlar outros territórios ao longo da fronteira da Rússia? E essas são ações de um lutador encurralado ou ele realmente acredita ser capaz de criar a reencarnação moderna da União Soviética?”. 

Disse que as perguntas são brilhantes por uma razão simples; elas são as respostas para boa parte do que está acontecendo. 

Nenhum comentário: