segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Brasil do WhatsApp e do Facebook é um lugar estranho

Discordo da presidente reeleita Dilma Rousseff: o Brasil é um país dividido. E nem me refiro somente ao resultado apertado que deixou claro que existe de fato uma divisão da sociedade. O Brasil atravessou meses de uma disputa ideológica que marcou, pela primeira vez, um grande embate virtual. Em 2010, ainda com o Facebook em ascensão, a guerra na internet não provocou a ruptura nacional de agora. 

Desta vez, o Brasil de WhatsApp e Facebook mostrou a que veio. E este Brasil Virtual é um lugar estranho, muito estranho. O Brasil de Whastapp e Facebook é um terreno fértil e afeito às teorias de conspiração. É um lugar onde todo preconceito é válido e está legitimado. É um espaço onde qualquer um – sob o prisma do anonimato – se julga no direito de ferir. Onde os brasileiros aprenderam que podem repetir o que quiserem sem medo de consequências. 

No Brasil Virtual vale tudo o tempo todo. Neste país cheio de preconceitos e rancor, todos os nordestinos são migrantes em potencial. Todos os migrantes enchem o Centro-Sul de pavor. Todos são beneficiários do Bolsa Família. E o Bolsa Família é, para este Brasil Virtual, necessariamente um programa de governo para sustentar a boa vida de “vagabundos”. Este Brasil Virtual cheio de preconceitos e rancor acordou sonolento e deprimido.

Este Brasil do WhatsApp e Facebook deveria nos envergonhar. Mas ele está aí para quem quiser ver. Este Brasil Virtual, cheio de certezas e ofensas, mostrou que veio para ficar. Resta saber, a partir de agora, como o Brasil real se fundirá com o Brasil Virtual. Resta saber que Brasil irá emergir desta fusão.

Nenhum comentário: