quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Israel e AP estão longe de um acordo de paz

Por mais otimismo que a imprensa internacional tenha dedicado às tentativas de conversações entre israelenses e palestinos, infelizmente nenhum acordo de paz está próximo de sair. Como sempre, o assunto é tratado com muito confete. Mas, nenhum dos lados está interessado em se empenhar de verdade sobre a questão.

Enquanto o racha entre Fatah e Hamas aprofunda ainda mais as divisões internas entre os palestinos – a disputa por poder cresce a cada dia e o grupo terrorista e o partido legitimado pela comunidade internacional estão mesmo em lados opostos fisicamente –, o atual governo israelense não está assim tão debruçado sobre estratégias para retomar os diálogos.

E a razão é muito simples. Há muito tempo o país não gozava de tanta tranquilidade.

Além de o setor turístico estar superando todos os recordes econômicos para o mês de agosto, não há qualquer ameaça militar a assombrar Israel por ora. E este é um fato raro, que, se por um lado pode ser interpretado positivamente, por outro gera temores de que algo maior pode estar a caminho.

A fronteira norte com o Líbano está apaziguada momentaneamente. O Hezbolah não tem sido percebido como um fator ameaçador neste momento. Não há registros de atentados terroristas nos últimos tempos. Mesmo os mísseis do Hamas, lançados de Gaza com frequência desde 2005, estão dando um tempo.

Netanyahu e seus conselheiros acreditam que esta é a hora de capitalizar, não de lançar polêmicas e desgastantes questões, como divisão de Jerusalém, desmantelamento de assentamentos na Cisjordânia ou quais serão as fronteiras definitivas de Israel.

Aliás, os assentamentos na Cisjordânia são um ponto fundamental para um acordo. Para retirar todos os 300 mil judeus que vivem hoje no território, estima-se que seriam necessários cerca de 80 bilhões de euros. Vale mencionar que este valor é, inclusive, superior a toda a verba anual do governo israelense.

Nenhum comentário: