segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Norte-americanos não entram na pilha, e Lula mostra habilidade de novo

Ao mesmo tempo em que os países sul-americanos se reuniam em Quito para tratar das bases cedidas pela Colômbia aos EUA, em Guadalajara, no México, os líderes norte-americanos realizaram uma cúpula menos formal. Criado pelo presidente Bush, o encontro costuma ter poucos resultados práticos. Mas, por conta deste clima de rivalidade desde que o acordo entre Washington e Bogotá veio a público, existia a possibilidade de uma declaração conjunta sobre o assunto. Ela não veio, muito embora seja quase certo que a polêmica tenha sido abordada durante a reunião entre os presidentes de México, Canadá e Estados Unidos.

Entretanto, os três países emitiram um comunicado acerca de outro tema que interessa ao continente; Obama, Stephen Harper – primeiro-ministro canadense – e o presidente do México, Felipe Calderón, reafirmaram o apoio incondicional ao presidente hondurenho deposto e exilado, Manuel Zelaya.

Pode parece pouco, mas se os três países do norte assumissem qualquer outra posição em relação a Zelaya, existiria a possibilidade de um racha no eixo norte-sul das Américas.

Como a situação por conta das bases na Colômbia fez com que os presidentes sul-americanos subissem o tom e colocassem pela primeira vez os EUA no foco de uma possível crise desde a posse de Obama, a decisão de não polemizar a crise em Honduras foi acertada.

Principalmente, evitou uma exposição ainda maior da política externa americana para o continente. Por outro lado, deixou a Colômbia – cujo presidente, Álvaro Uribe, não foi a Quito – ainda mais isolada. É o governo colombiano que continua a ser o maior alvo de críticas dos líderes sul-americanos.

Para variar, Lula foi mais inteligente do que todo mundo. Evitou declarações estomacais e se sobressaiu em meio à repetição de slogans ideológicos. Simplesmente, o presidente brasileiro sugeriu que a discussão seja tratada de forma mais séria, incluindo o presidente americano nas conversas. E adivinhem quem vai ser o interlocutor de Obama?

Nenhum comentário: