quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cheiro de golpe no Equador

Ainda há muitas informações desencontradas sobre o caos que toma conta do Equador. O que se conhece claramente apenas é o ponto de partida de tudo isso: a revogação dos benefícios concedidos a policiais e militares, além da decisão de aumentar de cinco para sete anos o período previsto para a concessão de promoções às tropas. Antes de colocar em xeque todas as democracias sul-americanas – o que seria tentador, mas equivocado –, é preciso lembrar que a posição presidencial equatoriana é historicamente instável mesmo. O país teve oito diferentes presidentes desde 1997. Curiosamente, um deles – Abdalá Bucaram – foi declarado "mentalmente incapaz" de exercer o cargo pelo Congresso.

A situação atual lembra um pouco a tentativa de golpe contra Hugo Chávez, em abril de 2002. Na ocasião, o chefe das forças armadas declarou que o presidente havia se demitido, e as emissoras de televisão privadas repercutiram com regozijo a suposta informação. Por conta disso, hoje o presidente venezuelano partiu em defesa de um de seus maiores aliados políticos. Por sua vez, o presidente do Equador, Rafael Correa, declarou estado de exceção e permitiu apenas que a TV pública continuasse a transmitir. Não é coincidência. A memória do que aconteceu na Venezuela em 2002 ainda está bastante viva.

É importante citar que o próprio Correa levantou a possibilidade de estar sendo vítima de uma tentativa de golpe. Mas é preciso deixar claro que o presidente tem a opinião pública interna a seu favor. Além disso, a OEA já declarou estar a seu lado, e a Unasul fez o mesmo.

Aliás, a situação é um importante teste para o organismo recém-criado. Não que tropas sul-americanas irão invadir o país e entrar em confronto com os militares. Mas esta perspectiva pode ser útil de forma a evitar um golpe de Estado – o que seria muito ruim para a América Latina ainda mal-resolvia com a bem-sucedida derrubada do presidente Manuel Zelaya, em Honduras

No caso do Equador, o posicionamento rápido dos atores pode ajudar a contornar este imbróglio com certa rapidez. Até porque o próprio comandante das forças armadas equatorianas, Ernesto González, disse permanecer subordinado ao presidente. O que mais me chamou a atenção nisso tudo foi a tomada do aeroporto de Quito por 150 homens da força aérea. A logística de uma operação deste tipo não é simples. E o contingente envolvido foi bastante considerável. Por isso, é preciso ficar atento às informações que surgirão em breve, mas creio ser possível dizer que, por trás deste episódio, existe mais do que simplesmente um descontentamento pontual dos militares.

Nenhum comentário: